Precisando de uma empresa de topografia para realização de Georreferenciamento? Entre em contato conosco! ENVIE UM EMAIL AQUI! ou confira as nossas informações de contato ao final deste artigo.

Para que serve o Georreferenciamento de imóveis?

O Georreferenciamento é uma ferramenta que permite determinar a posição exata de um imóvel e a sua área.  Também define as principais características do mesmo de acordo com o que a lei pede, com precisão no que é exigido. Por meio do serviço, o proprietário se informa sobre detalhes importantes que serão adicionados aos documentos da propriedade para sua legalização.
O trabalho de georreferenciamento envolve o levantamento de dados, cálculos, análises documentais, projetos e desenhos. Tudo obedecendo e observando o disposto na legislação federal e na norma técnica do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que é o órgão que define e organiza esses limites e confrontações do imóvel. Ele é responsável pelas regras do georreferenciamento, além de ser responsável por todo o processo e resultados.

Por que é importante que o proprietário faça o Georreferenciamento do seu imóvel?

A Lei do Georreferenciamento (Lei 10.267/01) está em vigor desde 2011. Ela exige que o proprietário de imóveis rurais relate ao Incra o exato posicionamento, característica, extensão e confrontantes da propriedade, como explicado anteriormente. Isso permite a legalização dos reais proprietários das terras, a fim de garantir que o imóvel esteja registrado de forma correta. Essas informações evitam sobreposições, desentendimentos por causa de posse, usucapião e outros.
As Informações apresentadas ao Incra são confrontadas com os dados já existentes e registrados. Caso esteja tudo certo, o órgão irá emitir a Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) posteriormente. Esse documento é essencial para realizar quase todos os procedimentos que envolvem a propriedade, como solicitar algum benefício governamental, compra, venda, arrendamento, hipoteca e até partilhar a sua posse.

Benefícios e vantagens

Além de estar em dia com a regulamentação, o georreferenciamento promove algumas vantagens como o aumento do valor do imóvel, a possibilidade de transferência logo que legalizado, confrontantes bem definidos, garantia da área topográfica e maior controle sobre suas terras.

A Nortear Topografia e Projetos possui ampla experiência no que diz respeito ao georreferenciamento do seu imóvel e estamos aptos a lhe auxiliar e esclarecer todas as dúvidas.

Entre em contato conosco e agende uma visita ou orçamento.

ENVIE UM EMAIL AQUI!

Av. Miguel Alves, nº 280-A Vila Ipiranga. Varginha – MG
35.3221-9589 | 35.98849-6402
norteartopografia@gmail.com
www.norteartopografia.com.br